Família CECCHELLA/CECHELLA
- ORIGENS -


Luiz Fernando Cechella

O nome Cecchella/Cechella:

De imediato, cumpre notar que este sobrenome possui duas formas gráficas correntes, relacionadas com a área geográfica de origem.

A forma Cecchella é italianizante, característica, especialmente, da Toscana (forma regional dialetal).

A forma Cechella é típica do Vêneto e da Lombardia, regiões em que as falas dialetais não utilizam consoantes geminadas.

Estas especificidades, entretanto, não impedem que ambas as formas sejam encontradas nas diversas regiões.

O nome de família Cecchella/Cechella tem uma formação curiosa:
É um composto de Ceco/Cecco mais o sufixo diminutivo latino da forma feminina, -ella.

O primeiro elemento não passa de um hipocorístico (encurtamento afetuoso) de francesco, francisco.

O antropônimo francesco tem origem no vocábulo germânico frank que significa livre, isento de sujeição política, com plenos direitos.

O sufixo -isk, também germânico, é indicativo de ligação a um povo, a um grupo social. Frankisk, na origem, significava pertencente ao povo germânico dos francos.

Portanto, a confirmação do sobrenome Cecchella/ Cechella parte de francesco, reduzido ao hipocorístico Ceco/Cecco, por razões de afetividade e simpatia, acrescido ao sufixo -ella, realizando, assim, a forma final.


Nota da Webmaster:
Corroborando as informações acima sobre o nome familiar Cecchella/ Cechella ser derivado de encurtamento afetuoso de Francesco/Francisco acrescido de um sufixo diminutivo da forma feminina ella, transcreve-se abaixo um comentário enviado por Aloyzio Cechella Achutti, bisneto de Luigi Cecchella.

"Sobre a origem do nome, vou contar uma história que me relatou um cliente e amigo já falecido, também italiano de nascimento. Se chamava Cimenti. Numa de suas viagens à Itália, passando por Vicenza (cidade de origem de meu outro costado italiano, Miolo e Borin) ele encontrou um restaurante com este nome Cechella. Sabendo de nosso nome ele entrou (a especialidade da casa era "ovos de pomba do nono dia") e perguntou pela origem do nome já que conhecia alguém com este nome. Lhe disseram que derivava de Ceca, apelido carinhoso de Francesca, acrescido de um diminutivo. Seria o equivalente a Francisquinha, segundo eles."




Um pouco da história na compreensão da formação do nome de família: Cecchella/Cechella

O primeiro elemento componente do nome remonta ao povo germânico dos Francos que invadiu o Império Romano nos primeiros séculos depois de Cristo.

Segundo historiadores, os romanos os designavam como franci.

Os francos se estabeleceram na fronteira norte do Império Romano no ano 240. Em 258, ocuparam parte da Gália, expandindo seus domínios, paulatinamente, subjugando os Alamanos, os Burgúndios e os Visigodos, apoderando-se de quase toda a Gália Transalpina.

Em 768, Carlos Magno sobe ao trono, unifica a França, conquista a Gália Cisalpina (norte da Itália) e funda, no ano 800, o Santo Império Romano-Germânico.

A França torna-se protetora de toda a Itália durante 700 anos, interferindo, nesse longo período, em todas as questões, atritos e conflitos internos da península.

Em 1599, por determinação do Tratado de Cateau-Cambrésis, a Itália é colocada sob a proteção do Rei da Espanha, Carlos V.

O domínio dos espanhóis dura, aproximadamente, 200 anos.



Casata Cecchella/Cechella

Certamente se chamava francesco ou franceschello o patriarca fundador - o capostípite - do clã ou ramo familiar, que teria sido cognominado pela comunidade em que residia de Cechello.

Este cognome do patriarca foi repassado a seus descendentes, originando o núcleo familiar ou a estirpe dos Cechello.

Como, normalmente, as famílias medievais viviam em casarões, casarios ou aglomerados de casas sob a autoridade ou tutela de um patriarca, o capostípite, este agrupamento era denominado casata.

Posteriormente, este termo passou a referir-se ao próprio núcleo familiar, ao clã, à família e descendência do patriarca, usando-se, então, a expressão Casata del Cechello que se encurta em Casata Cechello.

Como o termo casata é feminino, realiza-se uma concordância em gênero e número com o nome designativo do clã, passando a expressão a ser designada Casata Cecchella/Cechella.



De Nome a Sobrenome

Com relação ao nome Cecchella/Cechella interessam as formas derivadas, como gentílicos, do nome do país dos francos, francia, (franciscus, francisca, franceische, francisci).

É o nome do país que dá origem ao nome frankisk em franco, latinizado como frankiskus e, posteriormente, franciscus.

Ambos, designando cidadão da França, o habitante ou o oriundo daquele país.

Nos séculos XI e XII o nome aparece em documentos e se verifica a evolução latina de franciscus para francescus e, forma popular francesco, sendo utilizado com valor étnico desde o ano 1000 até o século XIII.

Como nome pessoal, se torna freqüente a partir do século XIII, devido ao prestígio e culto a São Francisco de Assis (1182-1226), perdendo o valor étnico de francês e assumindo o caráter de nome religioso.

Ao prestígio e forma de São Francisco deve-se a alteração do significado de francisco, uma transferência semântica.

O que importa é que Cecchella/Cechella é formado a partir do país dos francos, chamado francia (França), indicando o oriundo ou habitante desse país.

Transforma-se em nome por razões históricas diversas. A partir do nome pessoal surge o sobrenome, caracterizando-se como um patronímico (sobrenome derivado do nome do pai ou de outro antepassado).

Estes fatos transcorrem no espaço temporal entre os séculos X a XIII.


Fonte: Documento Histórico Lingüístico STEMMA - SP - 1993, requerido por Luiz Fernando Cechella.


| PÁGINA INICIAL | ATUALIZAÇÕES | LISTA NOMES | ORIGEM DO SOBRENOME | LUIGI CECCHELLA | FILHOS
|NETOS | |BISNETOS | TRINETOS | TETRANETOS | LIVRO DE VISITAS |