Casata CECCHELLA/CECHELLA
- Apresentação do livro -
Prof. Oscar Mombach (Irmão Gelásio)
Sócio-Fundador do Instituto Histórico e Geográfico e Santa Maria
Professor aposentado da UFSM
Ex-Diretor da Faculdade de Direito
Coube-me a honra de apresentar a obra CASATA CECCHELLA/CECHELLA, Raízes Genealógicas do nome e da Família Cechella, trabalho de pesquisa, aliás, muito bem sucedido, de um grupo de descendentes de Luigi Cecchella e Maria Luiza Link, com fotos evocativas de pessoas e fotos de estima e saudades. A href=http://www.cechella.com.br/luigi.htm>Luigi Cecchella (Cechella), natural de Treviso, Itália, era filho de Osvaldo Cecchella e Anna Boffon.
Na época da unificação italiana, liderada por Cavour, face à insegurança sócio-político-econômica, Luigi resolveu emigrar para o Brasil, estabelecendo-se em Picada Café (1880) e Feliz (1893), no Rio Grande do Sul. Em Picada Café conheceu a família Link, vindo a casar-se com Maria Luiza Link.
Pouco tempo depois veio para Santa Maria, onde, à rua Serafim Valandro, teria sido proprietário de uma cervejaria, inscrevendo-se depois, na Família Ferroviária. Luigi e Maria Luiza tiveram quatro filhos: Luiz, Anna Maria, Regina e Maria Luiza.
Maria Luiza Link Cechella exerceu, por algum tempo, a nobre missão de parteira. Era conhecida como “a parteira dos alemães”. Entre seus descendentes, encontram-se pessoas relatando que seus familiares nasceram pelas mãos de Maria Link.
Luiz Cechella, o filho mais velho, casou-se com Amantina Izabella Adamy e tiveram cinco filhos: Luiza, Edith, Nilo, Walter e Ary.
Luiza Cechella casou-se com Bortholo Achutti, fotógrafo. O Bortholo, que eu conheci foi um pioneiro, um pioneiro exemplar. Valente precursor das famosas Firmas Schleiniger, Foto Imperial e outras. Sustentou, assim, sua família e pôde bancar a formação de seu filho Aloysio, hoje um dos corifeus da Cardiologia no Estado e no País, ex-Presidente da Academia Sul-Riograndense de Medicina.
Edith Cechella casou-se com Salvador Isaia, o homem-empresa, com as Casas Eny, do comércio calçadista, que presta serviços em Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. O calçadão central leva o nome de Salvador Isaia.
Nilo Cechella, casado com Emília Amabília Benaduce. Médico humanitário, o Dr. Nilo trabalhou 40 anos em Agudo, atendendo com solicitude , dedicação e competência, toda uma região do interior. “O Doctor Nilo” tornou-se um ícone para os alemães daquela colônia. Era médico de corpo e alma, de ricos e pobres. Os ricos lhe davam o sustento pecuniário, os pobres, quando tinham o que dar, era troca por porcos, galinhas, ovos, arroz, feijão. Se nada tinham, eram atendidos da mesma forma, com o mesmo carinho e atenção. O Dr. Nilo era pai de Luiz Fernando Cechella, dentista e professor da Universidade Federal de Santa Maria, Presidente da Federação Gaúcha de Antigos Alunos Maristas e Presidente da Confederação Brasileira de Antigos Alunos Maristas, a lém de exercer, com sua esposa, Lúcia Marina Dias Cechella, notória liderança comunitária.
O Dr. Ary Cechella, casado com Eugênia Maria Müller Pereira, também clinicou em Agudo e Sobradinho. Veio para Santa Maria, em 1959, abrindo consultório à rua Venâncio Aires. Foi Presidente do CTG Ponche Verde.
Walter Cechella, casado com Lucy Abaide, economista, ex-aluno e professor da Escola Técnica de Comércio e da Faculdade de Ciências Políticas, Econômicas e Administrativas, ambas mantidas pelos Irmãos Maristas. Lecionou, também, na Universidade Federal de Santa Maria, com eficiência e dignidade. Deu seu nome ao Morro Cechella, uma das atrações turísticas de Santa Maria da Boca do Monte. Santa Maria-RS
A presente pesquisa genealógica veio resgatar a memória de pessoas, feitos e fatos, focalizando valores, retratando usos e costumes de épocas passadas, que viraram tradição nas famílias e nos descendentes de Luigi Cecchella, que se orgulham merecidamente dos seus ancestrais.
Parabéns! Parabéns ao valoroso grupo de pesquisadores, sérios e pacientes! Seu trabalho, que ora vem a lume, preenche uma lacuna, não apenas da Família Cechella, mas de boa parte da história no interior do Rio Grande. Reiterados, parabéns!
O livro CASATA CECCHELA/ CECHELLA - Descendência de Luigi Cecchella e Maria Luiza Link foi organizado por LUIZ FERNANDO CECHELLA, LÚCIA MARINA DIAS CECHELLA, LIA MARIA CECHELLA ACHUTTI e MARIA HELENA CECHELLA ACHUTTI - Santa Maria: Palloti Editora, 2004.
| PÁGINA INICIAL | ATUALIZAÇÕES | LISTA NOMES | ORIGEM DO SOBRENOME | LUIGI CECCHELLA | FILHOS | NETOS |
| BISNETOS | TRINETOS | TETRANETOS | LIVRO DE VISITAS |