FILHOS de LUIGI CECCHELA

A 1ª GERAÇÃO


"(...) Pois de tudo fica um pouco
Fica um pouco de teu queixo
no queixo de tua filha.
De teu áspero silêncio
um pouco ficou, um pouco
nos muros zangados,
nas folhas, mudas, que sobem".

(Resíduo - Carlos Drummond de Andrade)



"Other Times" (autor: Bruno Amorim)




Sobrenomes nesta página: ADAMY, BECKER. BÖBIAN, CECCHELLA, CECHELLA, DIETRICH / DIEDERICH, FRICK, HOFSTÄTTER, KUSSLER, LINK, MATES, SEBASTIANY, SCHMIDT, SCHLEINIGER, SCHREINETER, ZIMA.

Ascendentes imediatos: LUIGI CECCHELLA e MARIA LUIZA SEBASTIANY LINK.


Os filhos do casal LUIGI e MARIA LUIZA, todos brasileiros, não foram registrados em cartório com o sobrenome materno LINK e tiveram a grafia do sobrenome Cecchella alterada para Cechella (perdeu um "C").
Eram quatro filhos:
F.1 - LUIZ
F.2 - ANNA MARIA
F.3 - REGINA
F.4 - MARIA LUIZA

F.1 – LUIZ CECHELLA nasceu em 21 de agosto de 1889, às três horas da tarde, na freguesia de São Pedro do Bom Jardim (hoje, Ivoti/RS), na época município de São Leopoldo, neste Estado - então denominado Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Foram testemunhas de seu registro de nascimento Jorge Jaeger e José Weingaertner. Foi batizado na Capela da Visitação de Nossa Senhora, na mesma freguesia, sendo seus padrinhos André Wittmann e Anna Link, aos vinte e oito de agosto de mil oitocentos e oitenta e nove, pelo vigário Padre André Eultgen. Faleceu em Santa Maria-RS em 07-01-1969.

Os avós paternos de Luiz Cechella foram Oswaldo Cecchella e Ana Boffon (ambos naturais da Itália) e os avós maternos foram Peter Link e Maria Luiza Sebastiany, ele nascido na Alemanha.
Os bisavós maternos de Luiz foram José Sebastiany e Maria Gassen (pais de Maria Luiza Sebastiany) e Johann Link e Anna Maria Federhenn (pais de Peter Link).

LUIZ casou-se em 25-09-1909, em Santa Maria-RS, com AMANTINA ISABELLA DIETRICH (ou Diederich) ADAMY, nascida no município de Santa Maria/RS em 03-04-1887, às duas horas e falecida em 26-12-1960, em Santa Maria-RS, filha de Frederico Jacob Adamy e Margarida Dietrich (ou Diederich).

Os avós maternos de Amantina foram Carlos e Maria Dietrich (ou Diederich) e os avós paternos Jacob (Jakob) Adamy e Henriqueta (Henriette Katharina) Böbian. Estes últimos eram naturais da Alemanha. “Pelo ano de 1857 chegaram a Santa Maria os alemães Jacob Albrecht, Jacob Adamy e Miguel Kroef. Em sociedade adquiriram terras no Pinhal, então sertão bruto, e, corajosamente, atiraram-se à luta, derrubando a mataria para estabelecer ali uma colonia agrícola. E foram felizes em sua obra.” (História do Município de Santa Maria 1797-1933 – João Belém).

Clicar AQUI para ver uma montagem com todos os ascendentes de LUIZ CECHELLA (famílias Link - Federhenn - Sebastiany - Gassen - Boffon - Cecchella) e de Amantina Izabella Adamy (famílias Böbion - Schmidt - Becker - Kussler - Hofstätter - Dietrich ou Diederich), feita por seu neto Aloyzio Cechella Achutti.

Nota da webmaster:
Clicar AQUI para ler a carta do imigrante alemão Johan Friedrich Böbion, bisavô materno de AMANTINA ADAMY - esposa de LUIZ CECHELLA. Nela, Johan F.Böbion relata à sua filha Louise Katharina detalhes da sua viagem desde a Europa até instalar-se em suas terras na Colônia Alemã de São Leopoldo-RS, em 1829. A carta inclui também muiroa detalhes sobre a família e a vida na Colônia Alemã, e foi traduzida por José Antônio Brenner, pesquisador santamariense.


LUIZ CECHELLA e AMANTINA ADAMY (1909 - casamento).


LUIZ E AMANTINA IZABELLA são pais de:

N.1.1 – LUIZA CECHELLA

N.1.2 - EDITH CECHELLA

N.1.3 – NILO CECHELLA

N.1.4 – WALTER CECHELLA

N.1.5 – ARY CECHELLA

Luiz Cechella aos 15 anos de idade (Foto de V. Scheiniger - 1904)

Luiz estudou no Colégio Alemão próximo ao Convento das Carmelitas, em Santa Maria. Não permaneceu muitos anos na escola por causa da palmatória, fato relatado por ele mesmo. Seu conhecimento em matemática/cálculos desenvolveu-se através da utilização do metro, instrumento diário e essencial de sua profissão de marceneiro. Deixando de estudar, procurou sua independência, ajudando sua mãe viúva, nas despesas da casa. Seu primeiro trabalho foi em uma fábrica de esquadrias situada à rua do Acampamento. O seu deslocamento de casa para o trabalho, situada à rua Marechal Deodoro, era feito a pé. Padre Caetano, amigo da família, comentara que rotineiramente ouvia a passagem do menino Luiz, batendo seus tamanquinhos ao ir para o trabalho. Após algum tempo, Luiz, por sua decisão trocou de emprego, tendo por objetivo aprimorar seus conhecimentos sobre marcenaria, profissão e habilidade de seu pai.

Mas, não só de trabalho vivia Luiz. Ele mesmo contava, com seu habitual bom humor, que sabendo da existência de uma família de moças muito bonitas, de sobrenome Adamy, residente no Pinhal (primeiro distrito de Santa Maria), hoje, município de Itaara, para lá se deslocava com freqüência. Desse lazer resultou conhecer Amantina Izabella com a qual veio a casar-se a 25 de setembro de 1909. A cerimônia religiosa foi realizada na casa da noiva pelo Padre Caetano Pagliuca.

Realizado o casamento, o casal Luiz e Amantina veio residir em Santa Maria.

Enquanto Amantina dedicou-se aos afazeres do lar e, paralelamente, à costura, ao tricô e ao crochê, Luiz deu continuidade ao seu trabalho, fabricando móveis, vindo a ter sua própria fábrica em sociedade com Artur Titze. A Indústria Titze Cia. Cechella prosperou, tornando-se conhecida na cidade e na região pela beleza e qualidade dos móveis fabricados. Muitos desses móveis permanecem conosco, seus descendentes, enfeitando nossas casas e fazendo-o sempre presente entre nós.


Luiz e Amantina Cechella.

Não só a essa atividade se dedicou Luiz, sabe-se que ele também ocupou-se com a agricultura (empresa de arroz), atuou como corretor de imóveis quando do loteamento da família DiPrimio Beck, trabalhou em olaria com o genro Bortholo Achutti e foi funcionário da Caixa Rural.

Tantas e variadas atividades tiveram sempre como objetivo o bem-estar da família e a educação dos seus filhos: Luiza (1911), Edith (1912), Nilo (1914), Walter (1915) e Ary (1922).

Clicar AQUI para ler sobre as vivências familiares de LUIZ e AMANTINA, contadas pela filha LUIZA e registradas pela neta Maria Helena Cechella Achutti.



F.2. – ANNA MARIA CECHELLA nasceu em Picada Café/RS em 22-11-1890 e faleceu em Santa Maria/RS, em 16-02-1980. Casou-se em 17-09-1910 em Santa Maria/RS com CRISTIANO FREDERICO FRICK, nascido em 18-10-1879 na Alemanha e falecido em 21-08-1968, em Santa Maria/RS, filho de Cristiano Frederico Frick e Luiza Mates Frick.

ANNA MARIA e CRISTIANO FREDERICO são pais de:

N.2.1 - CECÍLIA CECHELLA FRICK

N.2.2 - JOÃO WALDEMAR CECHELLA FRICK

N.2.3 – LUIZ CECHELLA FRICK



F.3 – REGINA CECHELLA nasceu em Feliz/RS em 27-11-1894 e faleceu em Santa Maria/RS em 08-01-1989. Casou-se em 03-02-1917 com ERNESTO ZIMA, nascido na Áustria em 03-02-1891 e falecido em Santa Maria/RS, em 31-12-1977, filho de Francisco Zima e Thereza Zima.

REGINA E ERNESTO São pais de:

N.3.1 – CELINA CECHELLA ZIMA

N.3.2 – ERNESTINA CECHELLA ZIMA

N.3.3 – ERMA CECHELLA ZIMA

N.3.4 – FRANCISCO CECHELLA ZIMA




F.4 – MARIA LUIZA CECHELLA nasceu em Santa Maria-RS em 08-04-1902. Casou-se em 15-04-1921, em Santa Maria/RS com ADOLFO SCHREINERT, nascido em 08-08-1898 em Encantado/RS, Distrito de Arroio do Meio/RS e falecido em 03-09-1966, em Porto Alegre/RS.

MARIA LUIZA e ADOLFO são pais de:

N.4.1 – HÉLIO CECHELLA SCHREINERT

N.4.2 – HUGO CECHELLA SCHREINERT

N.4.3 – HEDY CECHELLA SCHREINERT

N.4.4 – ENNIO CECHELLA SCHREINERT



FILHOS de LUIGI CECCHELLA e MARIA LUIZA LINK

Sentadas, da dir. para esq.: Maria Luiza Link (viúva de Luigi Cechella)
e a filha Regina. Entre elas, a menina Maria Luiza (filha caçula).
Em pé: Luiz e esposa Amantina Adamy, Anna Maria e esposo Cristiano Frick.


Clique AQUI para ler sobre as vivências familiares das três irmãs ANNA MARIA, REGINA E MARIA LUIZA, contadas pelas sobrinhas-netas Lia Maria e Maria Helena Cechella Achutti.




| PÁGINA INICIAL | ATUALIZAÇÕES | LISTA NOMES | ORIGEM SOBRENOME | LUIGI CECCHELLA| FILHOS |
NETOS | BISNETOS | TRINETOS | TETRANETOS | PENTANETOS | LIVRO DE VISITAS |